sexta-feira, 18 de setembro de 2009

O Poema

E pra não ficar dúvidas sobre a questão do "POEMA" ali no título do blog, vamos fazer uma incursão pela Literatura.
Pra começar descobri que existem algumas divergências entre o que significa Poema e Poesia. Em geral são considerados sinônimos mas, segundo o vocabulário técnico da Literatura, Poesia é o gênero de composição poética e Poema é a obra deste gênero.
O escritor Assis Brasil explica que o Poema é o objeto poético, o texto onde a poesia, que é uma forma, se realiza (como o soneto que tem dois quartetos e dois tercetos, ou quatorze versos juntos, como é conhecido o soneto inglês).
Quando essas normas de composição são eliminadas, passando um texto a ser apresentado em forma de linhas corridas, como usualmente se conhece a prosa, então se pode falar em um "Poema em forma de prosa", desde que tal texto, numa identificação sumária e mecânica, apresente um mundo "poético", ou seja, mais expressivo, menos referente à realidade.
A distinção se torna por vezes complexa, mas o que importa é que a poesia pode estar presente tanto no poema que é realizado com uma determinada regra conforme os seus versos e rimas, quanto em um texto, que pela característica poética, adquire a qualidade do Poema em forma de prosa.

Referência:
Brasil, Assis. Vocabulário técnico de literatura. Rio de Janeiro: Tecnoprint, 1979.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para retornar à PÁGINA INICIAL [busca e visualização geral das outras publicações do blog] clique no título do blog ou na palavra INÍCIO abaixo.