quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Ações de terapeutas ocupacionais na atenção à pessoa com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas / Actions of occupational therapists in the care of people with problems related to use of alcohol and other drugs

(NOGUEIRA, A.M.; RUZZI-PEREIRA, A.)

Neste estudo exploratório descritivo buscou-se caracterizar as intervenções de terapeutas ocupacionais em espaços destinados ao atendimento de pessoas com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas, identificando a forma e frequência dos atendimentos e mapeando as principais atividades desenvolvidas e os seus objetivos. Os sujeitos da pesquisa foram captados por meio da Técnica Bola de Neve, participando 11 terapeutas ocupacionais atuantes em sete estados da federação. A coleta de dados ocorreu de outubro a dezembro de 2011 por meio de questionário estruturado autoexplicativo e autoaplicável, elaborado pelas autoras, o qual indagou ao profissional entrevistado sobre sua formação (graduação, especializações/títulos, tempo de atuação na área da dependência química) e sobre sua atuação profissional (forma e frequência dos atendimentos, critérios que norteiam a escolha da forma e frequência dos atendimentos, atividades mais utilizadas nos atendimentos e principais objetivos a serem alcançados com a realização de tais atividades). Verificou-se que são realizados atendimentos individuais e grupais, com frequência de duas vezes ou mais por semana. As atividades mais desenvolvidas são as autoexpressivas; as atividades manuais; e aquelas relacionadas à educação em saúde, autocuidado e reorganização do cotidiano. Os objetivos mais relatados foram: resgatar valores pessoais e sociais; ressignificar as atividades cotidianas; ampliar a corresponsabilização da família no tratamento; expressar sentimentos e conflitos internos; e usufruir de momentos de lazer e relaxamento. Concluiu-se que existe um comportamento variado entre os profissionais com relação à sua prática, apontando-se as diferentes concepções filosóficas e metodológicas envolvidas nesse processo.



Texto Completo:

http://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/638


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para retornar à PÁGINA INICIAL [busca e visualização geral das outras publicações do blog] clique no título do blog ou na palavra INÍCIO abaixo.