sábado, 18 de fevereiro de 2012

Dica de Atividade: Mandala de Paetês



Admiro a beleza plástica da mandala, mas principalmente a aura de mistério que a envolve.
"As mandalas são objetos mágicos de diversas culturas: dos hinduístas, dos islâmicos, dos budistas, dos cristãos (as rosetas das catedrais), e das práticas xamânicas de diversas culturas ancestrais. Para os integrantes dessas culturas, as mandalas têm o poder de reorganização das energias astrais que estão ao seu redor, pelo padrão simétrico e harmônico de suas formas e cores, que compõem uma ‘geometria sagrada’. Concebe-se que estes instrumentos mágicos que são as mandalas, são utilizados para a harmonização de energias confusas em ambientes e também para meditação" (Article Marketing Brasil, 2011).
São propriedades simbólicas do círculo a perfeição e a ausência de distinção ou divisão. A imagem do círculo, e consequentemente da mandala, evoca equilíbrio, totalidade, integração de diferenças e interdependência. As mandalas são ainda, representações da psique, cuja essência nos é desconhecida. São símbolos do nosso processo de individuação e do self, inspiram serenidade e nos remetem ao sentimento de que a vida reencontrou seu sentido e sua ordem (Osteto, 2009).


Material utilizado:
Base circular em papelão ondulado, lápis, régua, cola branca, pincel para aplicação da cola, canutilhos e paetês.


Características gerais da atividade:
Para a execução desta atividade necessita-se de uma mesa ou bancada em área iluminada. É uma atividade simples, mas que requer paciência.
A colagem dos canutilhos e paetês exige coordenação motora fina e movimento de pinça de modo repetido. A atividade permite variabilidade de tamanho, pois se pode escolher uma base maior ou menor, e uma ampla variedade de desenhos. É uma atividade cuja execução do trabalho pode ser interrompida em qualquer etapa da produção.
A atividade pode ser desenvolvida tanto individualmente quanto em grupo. Os principais movimentos exigidos são os movimento funcionais de membros superiores, cabeça e tronco. Pode ser desenvolvida na posição sentada ou de pé, porém por se tratar de atividade repetiviva e demorada, é recomendável executá-la na posição sentada, com postura adequada em relação à superfície de trabalho.
A atividade exige percepção visual, tátil e visuomotora. Oferece oportunidade para explorar as noções de forma, tamanho, espaço, cor, quantidade e medida.
No aspecto psicológico, a confecção de uma mandala caracteriza-se por explorar potenciais e limitações, expressão criativa, atenção, concentração, originalidade, persistência, auto-valorização e organização.


Referências:

ARTICLE MARKETING BRASIL. O significado das mandalas.
Disponível em [http://www.artigosbrasil.net/art/artes/5746/mandalas.html%22] Acesso em 15/02/2012.

OSTETTO, L.E. Na dança e na educação: o círculo como princípio. Revista Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 35, n. 1, abr. 2009.

Um comentário:

  1. Se vc é profissional de Terapia Ocupacional e vai realizá-la terapeuticamente com seus pacientes, ou mesmo como atividade artesanal plástica para si próprio(a), não deixe de enviar para nós o resultado, para compartilharmos com os nosso leitores! Obrigada!!

    ResponderExcluir

Para retornar à PÁGINA INICIAL [busca e visualização geral das outras publicações do blog] clique no título do blog ou na palavra INÍCIO abaixo.