quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Ser Terapeuta Ocupacional é saber navegar no mar das diferenças...


 


 
"Ah! A cada passo uma incerteza,
A cada momento um medo, uma confusão.
Mas que cada um construa
Sua própria embarcação.

O mar é sempre igual aos olhos dos que comungam a mesma percepção.
Mas ele é muito mais amplo, profundo e surpreendente
Do que se pode imaginar...
A percepção do oceano é mutante
Para quem se atreve a navegar.
Mas use modelos apenas como referência para seu barco
Construa sua própria nau sem medo de ela não ser igual...

A diferença tem todo direito de navegar!
Cada um de nós tem o amplo direito de possuir
Seu próprio meio de expressar.
O barco da diferença corta o oceano,
podendo reinventar
até o próprio mar..."

(Autor Desconhecido)

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Uma vaquinha...

(Autor desconhecido)





“Um sábio passeava por uma floresta com seu fiel discípulo quando avistou ao longe um sítio de aparência humilde e resolveu fazer uma breve visita...

Durante o percurso ele falou ao aprendiz sobre a importância das visitas e as oportunidades de aprendizado que temos, também, com as pessoas que mal conhecemos.

Chegando ao sítio constatou a pobreza do lugar... Os moradores, um casal e três filhos, vestidos com roupas rasgadas e sujas... Então se aproximou do senhor que ali estava e perguntou:
- Neste lugar não há sinais de pontos de comércio e de trabalho; como o senhor e a sua família sobrevivem aqui?
E o senhor calmamente respondeu:
- Meu amigo, nós temos uma vaquinha que nos dá vários litros de leite todos os dias. Uma parte desse produto nós vendemos ou trocamos na cidade vizinha por outros gêneros de alimentos e a outra parte nós utilizamos em nosso consumo, também produzimos para nós um pouco de queijo e assim vamos sobrevivendo.

O sábio agradeceu a informação, contemplou o lugar por um momento, depois se despediu e foi embora. No meio do caminho, voltou-se para seu discípulo e ordenou:
- Aprendiz, pegue a vaquinha, leve-a ao precipício ali na frente e empurre-a, jogue-a lá embaixo.

O jovem arregalou os olhos espantado e questionou o mestre sobre o fato da vaquinha ser o único meio de sobrevivência  daquela família mas, como  percebeu o silêncio absoluto  do seu mestre, foi cumprir a ordem.

Assim, empurrou a vaquinha morro abaixo, e a viu morrer. Aquela cena ficou marcada na memória daquele jovem durante alguns anos e um belo dia ele resolveu voltar àquele lugar e contar tudo, pedir perdão e ajudá-los. E assim o fez.

Quando se aproximava do local  avistou um  sítio  muito  bonito, com árvores  floridas, todo murado, com  carro na  garagem e  algumas  crianças   brincando  no jardim.  Ficou triste e desesperado imaginando  que  aquela  humilde  família  tivera que  vender o sítio para  sobreviver.





Acelerou o passo e chegando lá, logo foi recebido por um caseiro muito simpático e perguntou sobre a  família que ali morava há uns quatro anos, no que o caseiro respondeu:
- Continuam morando aqui.
Espantado ele entrou correndo na casa; e viu que era mesmo a família que visitara antes com o mestre.
Elogiou o local e perguntou ao senhor (o dono da vaquinha):
- Como o senhor melhorou este sítio dessa forma que vejo?
E o senhor entusiasmado, respondeu:
- Nós  tínhamos uma  vaquinha, mas ela caiu no precipício e  morreu, daí em diante tivemos que fazer outras coisas e desenvolver  habilidades que nem sabíamos que tínhamos, assim alcançamos o sucesso que seus olhos vislumbram agora...”

Espero que este pequeno conto poético não nos incentive a sair por aí derrubando a “vaquinha” de ninguém no precipício... Porém, penso que poderá nos ajudar a não se apegar tanto à “nossa vaquinha”, e a não deixar de tentar encontrar as inúmeras potencialidades que existem dentro de cada um de nós.
Um abraço!

domingo, 3 de janeiro de 2010

A Terapia Ocupacional e as Atividades da Vida Diária (AVD's)






Esse post é uma singela homenagem ao Sr. Jayme Monjardim Matarazzo, diretor da novela Viver a Vida, e à sua assessoria em Terapia Ocupacional, pela forma técnica como estão sendo mostrados os benefícios das adaptações para as AVD'S, mostrando a importância da Tecnologia Assistiva na formação profissional do Terapeuta Ocupacional.


Acredito que a novela irá expandir o mercado de trabalho para os Terapeutas Ocupacionais e, principalmente, alertar as pessoas com déficits motores e seus familiares para a importância desse profissional em sua re-habilitação.


Estou acompanhando as cenas da atuação da Terapeuta Ocupacional pelas postagens dos TO's no Youtube e em cada uma delas senti muito orgulho de estar fazendo parte desse tempo de fortalecimento da Terapia Ocupacional no Brasil.


Orgulho demais da profissão que escolhi pra VIVER A VIDA...